Consultoria jurídico-empresarial nas áreas tributárias, penal tributária, imobiliária, societária, trabalhista, cível e de meio ambiente.

CTPS: O que você deve fazer em caso de perda/extravio



Almeida Rodrigues
Advogados Associados
27 de julho de 2017 | 3:49


Posts recentes

Categorias

  • Blog
  • A Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento oficial para registrar toda atividade profissional do trabalhador em regime da CLT.
    O trabalhador que tiver sua CTPS extraviada deve tomar as seguintes providencias:
    1. Registrar a ocorrência junto à delegacia de polícia mais próxima;
    2. Solicitar a Segunda via da CTPS no MTE, PAT ou Poupa Tempo;

    Logicamente ela virá sem anotações, e para ter os registros anteriores ao extravio registrados novamente basta o trabalhador recorrer à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que por sua vez realizará uma consulta ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED e a Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.
    Os bancos de dados vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE reúnem as informações trabalhistas lançadas pelos empregadores de todo o Brasil a partir de 1976. O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS também fornece esse tipo de informação, pois o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS utiliza os dados para a concessão de aposentadorias e outros benefícios.
    O tempo de entrega da CTPS com as devidas anotações leva em média uma semana, entretanto este prazo pode variar de acordo com a sua cidade, onde os prazos são estabelecidos pela Superintendência Regional do Trabalho e Empresa da sua localidade.

    Fonte: Claudia Gabriela Adão – jusbrasil.com.br, acesso em 14/07/2017 as 09:22.


    Almeida Rodrigues
    Advogados Associados
    27 de julho de 2017 | 3:49


    Posts recentes

    + Veja todos os posts